quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Festejos de Santo Reis com Mestre Zé da Viola - Rorainópolis/Roraima









O Dia de Reis é comemorado dia 6 de janeiro. A data de origem portuguesa está ligada às comemorações do Natal. O Dia de Reis chegou no Brasil ainda na formação da identidade cultural brasileira e faz parte das manifestações folclóricas de muitas regiões do país. Segundo a tradição os três Reis Magos viram a Estrela de Belém no céu e foram ao encontro de Jesus que havia nascido há pouco. Esse dia ficou conhecido como Dia de Reis. (https://www.facebook.com/#!/cidadaniaediversidade)
 
No dia
27 de dezembro começa a caminhada da Reisada com Mestre Zé da Viola, agricultor e assentado da Vicinal 06, Assentamento Anauá em Rorainópolis(RR), que é dividido em três núcleos rurais(Vilas Martins Pereira, Nova Colina e Equador), sendo considerado o segundo maior assentamento agrário do país. As Vilas são o elo de comunicação dos agricultores familiares do interior do Assentamento, e estão todas localizadas às margens da BR 174, que liga Roraima ao Amazonas e também à Venezuela.
As brincadeiras de cantos e versos, alguns coreografados, acontecem geralmente até o dia 06 de janeiro e é uma tradição do povo maranhense. Segundo Catarina Ribeiro, do Ponto de Cultura A Bruxa Tá Solta(RR), "Mestre Zé da Viola é um dos poucos que caminha todo o ano, nesse nosso Estado de migrantes, em que as diversas tradições têm um caminho mais dificil para se consolidar!"

Abaixo, um release e fotos da Festividade 2012/2013 enviados por Catarina Ribeiro:

Rorainópolis festeja Santo Reis
 A Folia de Reis é uma festa religiosa de origem portuguesa, que chegou ao Brasil no século XVIII. Em Portugal, em meados do século XVII, tinha a principal finalidade de divertir o povo, enquanto aqui no Brasil, passou a ter um caráter mais religioso do que de diversão.
No período de 24 de dezembro, véspera de Natal, a 6 de janeiro, Dia de Reis, um grupo de cantadores e instrumentistas percorre a cidade entoando versos relativos à visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. Passam de porta em porta em busca de oferendas para a festa de Santo Reis dia 06 de janeiro.
A Folia de Reis, herdada dos colonizadores portugueses e desenvolvida aqui com características próprias, é manifestação de rara beleza. Os preciosos versos são preservados de geração em geração por tradição oral. No Brasil é conhecida como folia de Reis, Reisado, Reisada, Boi de Reis.
Em Roraima o município de Rorainópolis vem trazendo a tradição a mais de 10 anos, Mestre Zé da Viola, agricultor do assentamento Anauá, vicinal 06, proximidades da Vila Martins Pereira, caminha pelas vicinais da redondeza levando a cantoria do folguedo e recebendo as oferendas para a Festa de Reis.
 
A Festa é de grande importância pelo cunho comunitário de trocas de ajuda, apoios que recebe. No dia 06, na casa do Zé da Viola e de Dona Nice, na vicinal 6, chega sempre muita gente e tem alimento para todos. Tem gente em Rorainópolis que doa boi, outros contribuem com os demais itens, e os vizinhos da vicinal contribuem com trabalho para fazer a festa. Desde 2010 A Bruxa Tá Solta, articula com amigos em Boa Vista apoio para a festa.
Para Catarina Ribeiro, aprendiz da tradição oral, a Reisada em Rorainópolis é muito importante, considerando que somos um estado de migrantes, os mestres que aqui chegaram precisam começar do zero, pois trazem consigo apenas seus saberes, precisam estabelecer contato na nova comunidade e reunir brincantes, um desafio e tanto. “em 2008 conheci Zé da Viola e fiquei encantada com sua sabedoria, hoje sou devota de Santo Reis e meu ano só acaba dia 07 de janeiro depois da Festa.”
 
A comunidade de Martins Pereira tem contribuído de forma significativa no fortalecimento da Reisada. Os professores Milton e Janaene Sousa, são importantes articuladores e ponto de apoio na Vila. E ainda conta com as Mestras Dona Bié e Dona Maura, e Dona Lourdes brincante comprometida que acompanha toda a caminhada.
 
Martins Pereira recebe a partir desse ano o calendário da Reisada, que será sempre nos dias 3 e 4 de janeiro. Portanto a partir de amanha Zé da Viola e seus caminhantes estarão cantando na porta dos moradores da Vila, começando na vicinal 08, na casa da Mestra Dona Bié, primeiro a reza feita pela dona da Casa, depois a cantoria nos vizinhos e caminha para Vila. Dia 05 caminhada na vicinal 06 e festa do Santo no domingo dia 06, na casa de Zé na vicinal 06 em Rorainópolis.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário